PROJETO: O CIRCO DA ALEGRIA.
IDADE: A partir de 2 anos.
PARTICIPANTES: Todos os alunos.
TEMPO DE EXECUÇÃO: 2 semanas.
JUSTIFICATIVA
E é em 15 de Março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurinos apropriados que encantam a platéia, um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
Trabalhar e desenvolver a criatividade;
Desenvolver o raciocínio - lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
Refletir sobre o desrespeito aos animais enjaulados no Circo e até mesmo as condições de vida e de tratamento;
Conhecer e valorizar os profissionais do Circo;
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS
Artes visuais, Matemática, Música, Natureza e Sociedade, Linguagem oral e escrita, identidade, autonomia, Corpo e Movimento.
DESENVOLVIMENTO
Conversa informal sobre o Circo, na roda de conversa; perguntar se eles já foram ao Circo, o que viram lá. Se tinha alguém maltratando animais, se eles gostaram do Circo, o que mais gostaram, etc.
Assistir ao DVD Xuxa Circo e ao filme ‘Dumbo’, conversa informal sobre o filme e desenho do que mais gostou no filme, desenhar o personagem principal, etc.
Ensinar músicas de Circo,
Recorte e colagem de personagens do Circo, para montagem de cartaz.
Equilibrar bola no ar;
Dar cambalhotas;
Pedir aos pais uma camiseta velha para confeccionar a roupa do palhaço, pintando com tinta guache, cada um pintar a própria camiseta;
Dar a eles uma atividade mimeografada de um palhaço para que eles pintem e colem bolinhas de papel crepom;
Pedir que as crianças acertem bolas na boca do palhaço, contando quantas bolas acertou e identificando as cores das mesmas;
Confeccionar uma cartola grande, tirando da mesma gravuras ou objetos que pertençam ao circo;
Fazer com os alunos, cartaz com desenho de animais que tenha no circo;
Brincar de mágica e imitações com os alunos, despertando a imaginação e a curiosidade deles;
Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som e sua transformação;
Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
Confecção de gravata do palhaço, com dobradura;
Pintura com tinta guache de várias cores na folha dobrada, para ver o que formou, como se fosse mágica;
Fazer nariz de fundo de caixa de ovo, pintado com tinta guache vermelha;
Confeccionar chapéu de palhaço com papel cartão;
Ensaiar uma música de circo, cantar com os alunos vestidos com a camiseta, chapéu e o nariz de palhaço, confeccionados durante o projeto; Fazendo uma apresentação no pátio da escola;
RECURSOS
Os próprios alunos, juntamente com o professor;
DVD Xuxa circo;
DVD Dumbo;
CD, computador e internet;
Papel cartão, mimeógrafo, papel crepom, canetinhas, lápis de cor, tinta guache, apitos, bolhas de sabão, sulfit, caixa de ovos vazia, milho de pipoca, tesoura, bolas;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, no decorrer das atividades, através de observação, registros, analisando o interesse, a participação e o desempenho dos alunos;
Este projeto elaborei com algumas sugestões que vi em alguns blogs e quero deixar os créditos para quem é de direito. Para a Vanessa do jardim encantado da Vá e pra Luzimara do blog Prazer de ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário